10 Dicas para Absorver Mais Informações nos Estudos

Quem nunca estudou horas e horas seguidas, e no dia seguinte não conseguiu lembrar de nada do conteúdo? Pois é, isso não acontece só com você. Este é um dos problemas mais comuns de acontecer, como várias pessoas. Por isso, nós trouxemos para você, 10 dicas para absorver mais informações nos estudos. São informações essenciais que te ajudarão na hora dos estudos. Confira aqui as 10 dicas para absorver mais informações nos estudos.

 Dicas para Absorver Mais Informações nos Estudos

Dicas para Absorver Mais Informações nos Estudos

Dicas para Absorver Mais Informações nos Estudos

Estudar longas horas e sem intervalos para um descanso não garante que todo aquele conteúdo esteja sendo aprendido por você. Siga todas as nossas dicas e comece a estudar melhor.

O local de estudo é o começo para tudo

Antes de qualquer outra dica, analise o local que você estuda. Responda essas perguntas à você mesmo sobre este local:

  • É silencioso?
  • Tem alguma televisão ligada por perto?
  • Está limpo e organizado?

Depois de responder estas perguntas, você analisou o local que você estuda e viu que não há silêncio, tem tv, e a organização e limpeza não é bem como ele se encontra, então você precisa encontrar outro lugar pra estudar.

organize-o-local-de-estudo-1

checked-buttonACHAMOS! Saiba os melhores preços de materiais para esse concurso!

Confira materiais especialmente preparados para este concurso. Comece sua preparação desde já!

➤【EU QUERO SABER MAIS】

O ambiente deve estar limpo e organizado, pode ser uma mesa, ou escrivaninha do seu quarto. Nesses lugares você não terá desconforto, pois a posição que você ficará é a melhor para estudar.

Procure lugares mais silenciosos, que as conversas e barulhos não tirem sua atenção. Além disso, o ambiente deve estar bem iluminado. Quando há pouca luz, a sua leitura e compreensão ficam dificultadas.

Fuja das distrações

download

Como em uma das perguntas feitas a cima, as televisões, smartphones e todos os outros aparelhos de comunicação e interação são um dos principais fatores para tirar sua atenção dos estudos.

Com uma televisão ligada perto de você, tenho certeza que seu foco não serão só os livros e apostilas.

Desconecte-se das redes sociais. Durante os estudos, não acesse facebook, whatsapp ou qualquer outras redes. Isso não te ajudará em nada à memorizar o que você está estudando.

Acostume seu cérebroCorpoCabeaTC6

Ele deve ser a sua principal preocupação neste momento. Se você não condicioná-lo a querer realmente estudar, não adianta iniciar os estudos, por que nada será absorvido. Um dos maiores fatores para isso é quando a matéria a ser estudada naquele dia é algo que você não se interessa muito, e fica logo sem motivação. Reveja por um lado bom, que isso te trará a aprovação.

Defina horários

728px-Create-a-Study-Schedule-Step-1-Version-3

Um plano de estudos é essencial para você se programar sobre os assuntos para estudar e também para acostumar seu corpo que naquele horário você estará estudando.

Não perca as noites de sono

como-afastar-o-sono-na-hora-de-estudar-e1462363794579

Durma uma noite tranquila. Não fique acordado até tarde. Você precisa descansar a mente para estudar no dia seguinte. Uma mente cansada não obtêm nenhum resultado.

Faça resumos

1

Preferencialmente, aos sábados e domingos, faça um resumo do que foi estudado durante toda a semana. Assim, você memorizará melhor os assuntos e terá os resumos prontinhos para te auxiliar alguns meses antes da prova se você precisar fazer uma revisão dos assuntos.

Pratique os assuntos estudados

Cursinho-promove-simulado-gratuito-para-o-Enem-2

Faça simulados e responda as questões de provas anteriores do concurso que você irá fazer. Isso te ajudará a saber se sua aprendizagem está no nível do que é exigido na prova.

Fale em voz alta

menino-estudando

Sim! E de preferência na frente do espelho como se tivesse ministrando aula para alguém. Use seus resumos para fazer isso. Poderá ser estranho no começo, mas depois você verá que valeu à pena.

Associe os assuntos

curso-de-memorizacao

Para você memorizar algo que você acha que terá dificuldade em lembrar, faça associação deles com algo fácil, por exemplo:

  • Quantos membros compõem o Tribunal Superior de Justiça?
    Resposta: 33

A sigla do Superior Tribunal de Justiça é STJ e 33 é a idade de cristo, então você pode associar o STJ com o J de Jesus e lembrar da idade dele. Assim se cair na prova você irá se lembrar facilmente do número 33.

Faça flashcards

Uma das melhores técnicas de memorização e aprendizagem, os flashcards são os queridinhos dos concurseiros. Veja como funciona:dsd

  • Em um cartão, pedaço de papel ou post-it, escreva em um lado uma pergunta, ou tema.
  • Do outro lado do cartão, escreva a resposta ou tópicos que te farão lembrar daquele tema. Com eles você memoriza, e revisa os assuntos estudados.

Flashcards-nos-estudos

Siga nossas dicas e bons estudos!

concursos 2017 previstos

Recomendados Para Você: