Como Dividir o Tempo de Estudos de Forma Correta: Passo a Passo

Quer ter um bom resultado em um concurso? A grande chave de tudo é saber como dividir o tempo de estudos de forma correta. Tendo isto bem organizado, com certeza você conseguirá estudar tudo no tempo certo e alcançar uma boa colocação. Quer saber como dividir o tempo de estudos de forma correta? Continue lendo que nós te explicaremos passo a passo.

Como Dividir o Tempo de Estudos de Forma Correta: Passo a Passo

Como Dividir o Tempo de Estudos de Forma Correta

Como Dividir o Tempo de Estudos de Forma Correta?

Na hora de começar os estudos para os concursos em 2017, quando não se tem um planejamento prévio, é normal que você fique perdido, sem saber por onde começar. Esta é a pior sensação pra quem está iniciando os estudos. 

O primeiro erro é não programar um horário certo para iniciar e concluir os estudos. Nem o que vai estudar em determinado dia. 

Não pense que isso acontece apenas com você. Pode ter certeza que todos concurseiros já passaram por isso, e aqueles que começarão a estudar, também passarão por essa experiência. 

checked-buttonACHAMOS! Saiba os melhores preços de materiais para esse concurso!

Confira materiais especialmente preparados para este concurso. Comece sua preparação desde já!

➤【EU QUERO SABER MAIS】

Confira todas as nossas dicas de como dividir o tempo de estudos de forma correta e comece um novo jeito de estudar, otimizando seus estudos, organizando seus horários e com motivação para fazer isto. 


Defina seu objetivo

Um dos grandes erros dos concurseiros é querer estudar para vários concursos ao mesmo tempo. Quando estes concursos tem as mesmas disciplinas abordadas ainda é relevante, mas quando são concursos que exigem assuntos diferentes, você não se dedicará 100% nem a um nem a outro. 

Então o primeiro e grande passo a ser dado é definir quais seus objetivos. Faça uma listinha por ordem de prioridade, os concursos que você deseja se inscrever. Elimine os que mais destoam da sua primeira opção e fique apenas com aqueles que tem as mesmas disciplinas a serem estudadas. 

Use como critério de escolha dos concursos a área que você deseja trabalhar, quanto você pretende ganhar e principalmente defina o quanto você deseja ser aprovado, e com certeza a resposta para esta última pergunta é 100% de certeza. Então, foco no seu objetivo para alcançar o melhor resultado. 


Crie Hábitos de Estudos

Sabe aquele velho ditado “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”? Pois então, assim deve ser sua rotina de estudos. 

Você pode usar como desculpa: “Ah, mas eu tenho muitos afazeres, chego cansado.”. Há duas opções neste caso, ou você estuda ou você cancela todos seus objetivos para passar em um concurso. E tenho certeza que esta última opção não é o que você quer. 

Se faz necessário estudar todos os dias. Colocar os estudos em sua rotina diária é essencial para quem deseja a aprovação em um concurso. Então, comece a implantar isso no seu dia. Chegou cansado do trabalho? Lembre-se que escolher a opção de estudar te dará muitos benefícios e toda esta dedicação e esforço valerão a pena quando o resultado do certame for publicado e você ver seu nome na lista dos aprovados. 

Para ter hábitos de estudo, é preciso definir o local em que você irá estudar. Opte por locais que fiquem longe da televisão ou que passem muitas pessoas que possam te distrair. Se for estudar em seu quarto, não estude deitado na cama, pois com certeza acabará dormindo antes mesmo de concluir o estudo. 

Se possível, em seu quarto ou em um outro local iluminado e arejado, monte uma mesinha, uma cadeira e separe todo o material que você deverá usar, como apostilas, livros, etc. 

Se livre de todas as distrações que podem ter perto do local escolhido para estudar, pois todo o tempo é precioso e deve ser muito bem aproveitado. 


Monte um Cronograma de Estudos 

Esta é a chave para a aprovação em qualquer concurso, sempre somado à sua dedicação em segui-lo. 

Vamos começar definindo seus horários. Em um papel escreva as horas que você tem disponível em cada dia da semana, incluindo sábado e domingo. Coloque as horas que você deve estar trabalhando, a hora que você deve dormir e acordar, almoçar, jantar… Sim! Tudo mesmo! 

Ter isto tudo anotado te dará mais confiança e autocontrole em todas suas atividade do dia, sem uma comprometer a outra. Separando as horas que você tem livres, defina seu horário para estudar. Por exemplo, você estuda pela manhã, trabalha à tarde e chega em casa às 19h. As 20h você deve começar seus estudos. 

A quantidade de horas que você passará estudando vai de acordo com cada pessoa. Ficar estudando 10 horas por dia não significa que você está muito empenhado e que passará no concurso. Cada pessoa tem um tempo, e isto você deve descobrir sozinho, não há fórmula ou método para se estudar várias horas seguidas e conseguir 100% de aproveitamento nos estudos.

Se você decidiu estudar 3 horas por dia, e nessas 3 horas conseguiu absorver tudo que estudou, ótimo. Mas se nesse tempo você se distraiu várias vezes, foi para as redes sociais, cochilou, então este tempo não está sendo bem aproveitado. Defina uma quantidade de horas de estudo em que você se dedique realmente naquele tempo e consiga absorver tudo que estudou. 

No cronograma de estudos, defina também quais disciplinas você estudará em cada dia. Se você teve um bom aproveitamento durante a semana e cumpriu fielmente ao cronograma de estudos, separe o sábado para descansar  praticar o que estudou durante a semana. Faça um resumão de cada matéria com os assuntos que você estudo na semana, e aos domingos, resolva questões sobre estes mesmos assuntos. 

Seguindo estas dicas, com certeza você terá sucesso em seus estudos! 

concursos 2017 previstos

Recomendados Para Você: